domingo, 27 de março de 2011

Alma de Brasília_Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier


Brasília tem uma peculiaridade interessante na sua gastronomia, incorporou a culinária típica de diversas regiões do Brasil e até de outros países. A mais notória é a influência nordestina, que se inicia com a chegada dos pioneiros candangos para a construção de Brasília: carne de sol, feijão de corda, paçoca de carne, manteiga de garrafa,  queijo coalho, pimenta de cheiro e tapioca já são tradicionais no cardápio da cidade. A carne de sol e o queijo coalho são tão comuns que foram incorporados até nas pizzas e nos crepes. Aliás, por falar em crepe, acredito que essa seja talvez a única mania tipicamente brasiliense, não conheço outra cidade onde se come tanto crepe como aqui. As creperias de Brasília fazem tanto sucesso que são destino certo para datas comemorativas e reuniões de amigos. Aqui se come crepe no almoço, no jantar e na sobremesa! Os crepes doces têm uma infinidade de sabores deliciosos e são uma tentação a parte...

Depois vem a influência do Estado de Goiás que,  pela proximidade geográfica, trouxe a guariroba, a pamonha, o empadão goiano, o angu de milho, a galinhada, a leitoa a pururuca e outros pratos regionais para a capital federal. Os goianos acreditam que a culinária goiana é muito parecida com a de Minas Gerais. Realmente, muitos pratos são tradicionais nas duas regiões, mas para um bom mineiro nada se compara ao tempero da sua terra... Mas não estamos totalmente órfãos aqui não, a culinária mineira também está presente no Distrito Federal. Apesar de ainda não ter me convencido com as opções de restaurantes mineiros daqui, tem uns quitutes dignos de nota da Biscoitos Mineiros que irei publicar em ocasião oportuna.

Do Mato Grosso vem a tradição dos peixes de água doce como o pintado, mas aqui também se come peixes paraenses e típicos da região amazônica. Peixes de água salgada, frutos do mar e pratos tradicionais do litoral brasileiro também são muito apreciados na cidade.

Já a culinária internacional, dizem que ganhou espaço na Capital Federal principalmente por força das embaixadas. Para atender a necessidade específica desse seleto público, a cidade foi aos poucos conhecendo, incorporando ingredientes, temperos e pratos típicos de todo o mundo.

Para mim nada mais justo que iniciar a apresentação dessa diversidade brasiliense por um café francês localizado em pleno Planalto Central, o Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier. Apesar de não poder me considerar uma frequentadora assídua, tenho um vínculo afetivo com esse lugar. No almoço de confraternização do meu casamento civil estava há apenas um ano em Brasília, recém chegada em um novo trabalho, novo relacionamento e com muitas mudanças acontecendo de uma só vez na minha vida. Não conhecia muita coisa aqui e estava tentando desesperadamente encomendar uns bem-casados para servir aos amigos. Pesquisei pela internet e, na época, não consegui achar nenhum lugar que me fizesse os famigerados bolinhos de casamento. Nessa busca, entretanto, acabei encontrado a Daniel Briand e, após muita conversa ao telefone, decidi encomendar uns tais de macarons de pistache e de framboesa. Não sabia o que era isso, mas tinha certeza que eles cumpririam o seu papel, afinal, também eram constituídos de duas unidades reunidas por um recheio, assim como os tradicionais bem-casados

Depois disso, passei a frequentar o lugar e quando vou sempre peço o macaron de pistache, meu favorito, e o de creme que tem as cores da bandeira da França. Acho que são acompanhamentos perfeitos para um bom café expresso. Um charme a parte são esses descansos para xícaras que usam para servir (ver foto). Fiquei tão apaixonada que procurei em diversas lojas até encontrar na Etna. Comprei de vários tamanhos, tem também uns quadrados para bandejas. Além de valer a pena pelo ambiente agradável, o cardápio do Daniel Briand é muito caprichado,  o preço é justo e você pode fazer qualquer pedido sem medo de ser feliz. Está dada a dica, estando em Brasília vale à pena conferir esse pedacinho de Paris na cidade:
Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier
Endereço: 104 Norte, bloco A – loja 26 

Nenhum comentário:

Postar um comentário