domingo, 28 de novembro de 2010

Refrigerante da Casa


Sempre levei a sério o conceito de que beber muito líquido faz bem à saúde. Às vezes me distraio com as atividades do dia mas, pelo menos no quesito hidratacão, normalmente consigo manter a média de 2 litros diários preconizado nas velhas recomendações para uma vida saudável. A água sempre foi um líquido precioso para mim, que passei a dar ainda mais importância depois que estive um mês no Canadá. Não imaginava o que era ficar sem essa maravilhosa dádiva da água mineral de excelente qualidade que temos aqui no Brasil. A água purificada, que hoje também já encontramos por aqui, é praticamente a única que se encontra por lá e além do "sabor" estranho não mata a sede de verdade. Para sair do desespero recorríamos a marca francesa Perrier e  a italiana San Pellegrino, o que nos vez gastar praticamente mais com bebida do que com comida, mesmo sendo os preços destas marcas lá bem inferior ao praticados no Brasil. Também tomamos muuuuuuito refrigerante e chá Nestea (a embalagem que era usada na homestay dava para produzir 30 litros!). Fora isso tinhamos também acesso a água da torneira da pia, servida sem nenhuma filtragem adicional. Nós que já éramos adeptos da nossa  deliciosa água gaseificada natural São Lourenço, viramos fãs fiéis e incondicionais. 
Sucos naturais também sempre fizeram parte das minhas preferências e me dedido boa parte do meu tempo culinário na alquimia de misturar frutas, hortaliças, vegetais e ervas aromáticas. Sou frequentadora de casas de sucos e sempre experimento novidades para ampliar meu cardápio. Já tenho uma seleção razoável de cremes, smothies, frozens e sorbets capazes de agradar uma variedade enorme de paladares...Se bem que algumas combinações não foram muito bem aceitas em reuniões familiares e além de serem batizados de "sucos temperados" ainda viraram prenda de amigo oculto para quem errasse a adivinhação! Mas tudo bem não se pode agradar a todos. 
Minhas descobertas recentes são essas variedades utilizando água gaseificada que já aparecem em cardápios de cafés e bares normalmente vendidos como refrigerante da casa. Gostei particularmente da idéia, que experimentei no festival gastronômico de Tiradentes deste ano, onde foram utilizadas geléias especiais feitas sem adição de açúcar. Tomei uma feita com geléia de lavanda que estava divina. Como estou tendo dificuldades de encontrá-la aqui comecei a experimentar esta marca francesa Dalfour disponível em grande variedade de frutas e estou amando o resultado. O melhor de tudo é que o líquido gaseificado servido bem geladinho substitui perfeitamente o refrigerante com a vantagem de ter sabor mais sofisticado e não vir carregado de culpa.  Então, que tal dar esse toque mais saudável no seu almoço de domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário