Apesar de toda a minha base culinária se firmar fortemente no refogado à moda mineira com bastante alho, há muito tempo tenho vontade de mergulhar na culinária integral e vegetariana e aprender uma nova forma de preparar os alimentos. Com certeza não tenho mais a pretensão de ser uma fiel adepta de uma única linha. Na realidade percebo que estou bem mais voltada para a curiosa fase da experimentação eclética e promíscua do que para a definição de uma identidade.
Descobri através de uma devota de Krishna o livro "Cozinha Vegetariana - Saúde e bom gosto em mais de 670 receitas" de Caroline Bergerot publicado pela editora Cultrix. Nesta linha alho e cebola assim como derivados animais como leite e ovos estão totalmente proibidos. Para compensar essa restrição são utilizados uma variedade enorme de temperos e ervas aromáticas que permitem um resultado surpreendente. Nada de comida insossa de hospital não, é isso mesmo mineiros incrédulos é possível fazer verdadeiras delícias sem nem um cheirinho de alho refogado.
Na prática eu tenho uma dificuldade enorme de seguir receitas a risca, a única que consegui fazer para enfim estrear a aquisição foi o vatapá de inhame. Minha Nossa! Quando estava preparando não reconheci o aroma delicioso da páprica e outros temperos refogando no azeite de dendê, que imediatamente tomou conta de toda a minha cozinha, jurava que vinha de outro lugar!
Desde então ainda não fiz mais nenhuma receita, são muitos os ingredientes e sempre quando vou tentar percebo que ainda falta algum tempero. Mas o mais importante eu incorporei, o desafio de fazer um refogado cheiroso sem alho!
Inventei essa receita com a seguinte motivação: não usar nenhum tipo de animalzinho vivo, por isso apesar de lembrar o tradicional camarão na moranga não adicionei camarão! Queria rechear com um creme bem saboroso e cremoso e como tinha um pacote enorme de cream cheese na geladeira não pensei duas vezes. Temperei o cream cheese fazendo um refogado de páprica, cebola, pimentão e pimenta dedo de moça no azeite de dendê. O alho foi assado com casca separadamente da abóbora e acrescentado depois de pronto. O resultado desse caldeirão foi um saboroso prato para o Almoço de Domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário